China limita filmes que promovam tabaco

15-04-2013 13:18

As autoridades chinesas decidiram limitar as cenas de filmes e programas de televisão que promovam o consumo de tabaco, quando as mortes relacionadas com o fumo do tabaco aumentam significativamente no país.

 
 
China limita filmes que promovam tabaco
Governo chinês quer reduzir número de consumidores de tabaco no país
 

A Administração Estatal de Rádio, Filme e Televisão da China apelou a uma restrição das cenas que promovam o consumo do tabaco e proibição da participação de menores nas mesmas.

A promoção de marcas de tabaco no cinema e séries televisivas é proibida e deverão ser limitadas ao máximo possível as cenas que promovem o consumo do tabaco, refere um comunicado divulgado no sábado na página electrónica daquele organismo.

De acordo com a agência oficial Nova China, um inquérito aplicado a estudantes de escolas secundárias de Pequim permitiu concluir que 33% dos 11 mil jovens inquiridos afirmou ter ficado com vontade de fumar depois de ter visto actores a acenderem cigarros na televisão.

A China regista cerca de 300 milhões de fumadores, um terço da população mundial de fumadores, sendo o maior produtor e consumidor mundial de tabaco, que é a principal causa de morte naquele país.

O número de mortes relacionadas com o tabaco na China supera o total de mortes por tuberculose, SIDA, acidentes viários e suicídios juntas, refere a Nova China.