Portugueses defendem proibição de fumo nos carros com crianças

12-04-2013 14:04

 

Portugueses defendem proibição de fumo nos carros com crianças
 

Quase todos os inquiridos num estudo sobre tabaco defendem uma lei que proíba fumar nos carros que transportem crianças e a maioria é favorável à proibição total do fumo dentro dos locais fechados.

O estudo, a ser apresentado esta quinta-feira, tem por base um inquérito telefónico realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública a 1.002 portugueses com mais de 18 anos, de ambos os sexos, residentes em Portugal Continental.

Quando questionados sobre as políticas de controlo de tabagismo, nove em cada dez disse concordar que seja "proibido fumar nos carros, na presença de crianças".

Esta hipótese de proibição foi anunciada este ano pelo ministro da Saúde, mas suscitou alguma polémica, dentro do próprio Governo, com vozes a considerarem tratar-se de uma intromissão na vida privada.

O estudo veio agora mostrar que 90% dos inquiridos concordam com a ideia e 77% afirmam mesmo que "concordam totalmente".

Quanto à opinião dos entrevistados sobre a proibição total de fumar nos locais fechados, 86% concordam com a medida, sendo que só no universo de fumadores são 66,2% os que se manifestam a favor desta proibição.